Resumo de Paris

É, eu sei que é muito mais legal ter um monte de posts, um para cada dia, mas sacumé. Um dia a gente chega cansado, no outro dia janta com os amigos do seu host, no outro ele faz jantar em casa, no outro você tá de saco cheio, quando vê você nao escreveu há um monte de dias. Entao agora vai um resumo de impressoes mais ou menos aleatórias sobre Paris:

  • Os franceses sao um dos poucos povos que nao perderam a vergonha de fumar. Fumam sem o menor pudor na rua, com aquela confianca e vaidade que fez com que fumar ficasse tao chic. Os outros países do mundo perderam essa arte de tanto fumarem escondidos em fumódromos. Aqui, sao capazes de fumar, andar de bicicleta e falar no celular ao mesmo tempo, sem perderem a elegância.
  • Quando for ao Louvre ver todo o material egípcio, tenha certeza de que ama muito o Egito Antigo. É tanta, tanta coisa que qualquer nível de apreciacao inferior a amor sem fim pelos faraós e tal vai fazer com que você se alegre que eles morreram a milhares de anos e torca para que nunca ressuscitem.
  • A parte mais pop do Louvre, a de pinturas italianas, é quase infernal de tanta gente e requer enorme boa vontade. A Mona Lisa é mais concorrida que o Mickey na Disneylândia.
  • Depois de dois enormes museus cheios de artes renascentistas e posteriores, o hit parade de temas so far é:
    1. Sao Sebastiao sendo flechado. Deus do céu, como o povo adorava espetar o Bastiao.
    2. Sao Jorge matando o dragao. Mas nem sempre o dragao é muito grande.
    3. Salomé recebendo a cabeca de Sao Joao. A cabeca dele rola por aí sem parar até hoje.

    Hors-concours, claro, é Jesus sendo supliciado das mais diferentes maneiras, com mais ou menos sangue, com mais ou menos sofrimento. E depois reclamam do fenômeno da violência no entretenimento hoje. Tolinhos, isso acontece há mais de mil anos.

  • O Espaco Dali em Paris NAO vale a visita. É caro, feio, mal-iluminado e só tem os refugos da obra dele. Mas andar por Montmartre é legal.
  • O metrô de Paris tem um monte de estacoes e todas se cruzam nos lugares errados. Voce tem que fazer duas ou três baldeacoes pra ir pra qualquer lugar.
  • Quando na barraquinha de informacao turística em Paris tentarem te vender um maravilhoso cartao-turista de dois dias por 36 euros, aponte pro moco e diga: É UM FANFARRAO! O ingresso pros museus custam entre 6 e 9 euros, e por mais que o cartao te coloque dentro do museu de grátis, pra ele compensar você teria que ir para cinco museus por dia. O que obviamente nao vai rolar.
  • Todos os dourados sao mais dourados em Paris, e tudo fica mais bonito dito em francês

4 Responses to “Resumo de Paris”

  1. felipe oliva

    huauhuah, saiu-se quase um patrono do espólio egípcio na cidade luz… sds

  2. Fernanda A.

    Espero que a essas alturas você já tenha se resolvido com a água, mas fica a dica: entre em qualquer mercadinho e ria-se à vontade do moço da barraquinha enquanto paga 50 centavos numa garrafa de 750ml.

  3. Regina Maria

    Em razão de seu comentário em relação ao metrô de Paris, é que decidi escrever este contraponto. Ao contrário de sua manifestação Paris é perfeita em seu metrô. Acredito que vc. não se entendeu bem com o mapa. Andar de metrô por lá dispensa qq outro meio de transporte assim como gdes caminhadas. O mesmo vale para o cartão: o preço é de 28 euros para 5 dias de circulação no transporte público, seja ônibus ou metrô., além de descontos em vários museus (exceto Louvre obviamente) assim como 50% de desconto para o Lido, cujo ingresso mais barato é de 100 euros (show e 1/2 garrafa de champagne).

    Abraços

    Regina