Mantendo amizades

Outro dia o Marcel me disse que estava com tanta saudade do Otávio e da Cíntia que estava quase ligando pra eles. Quando viu a minha cara de intrigado, ele me disse que não liga para os amigos, mas espera que eles liguem para ele. Particularmente, eu acho esse tipo de sangue frio uma coisa impressionante.

E algo de que eu jamais seria capaz. Talvez lá no fundo eu ache que se eu ficar esperando ninguém vai jamais ligar pra mim. Mas começa a dar muito tempo que eu não falo com um amigo meu, ente querido, sei lá, eu pego num telefone, ligo pros amigos, me convido para ir na casa deles. Mas ficar esperando indefinidamente por alguém me ligar, jamais.

Já teve uma época que eu encanei com isso, e resolvi não ligar pra ninguém e esperar pra ver quem seriam os "amigos de verdade" que me ligariam. A resposta foi um acachapante ninguém. Ninguém ligou. Conforme o tempo foi passando, eu fui ficando mais desiludido de tudo, e, depois de um tempo, não me aguentei e liguei. A reação de todo mundo foi "Nossa, há quanto tempo, você sumiu, hein?". O que, acho eu, significa que devem ter sentido a minha falta. Agora eu parei com isso, eu ligo e pronto, fiquei com vontade de falar com cicrano ou beltrana mesmo, e daí?

É claro que não sou tão eficiente quanto gostaria, e muitas vezes, entre trabalho, aulas, tentativas esportivas e tudo mais, acabo não tendo tempo para falar com todo mundo que eu quero. Eventualmente, no entanto, eu acabo entrando em contato com todos.

É meio estranho notar que se está entrando no esquema gente grande de amizade, em que você seus amigos esparsamente, de mês em mês, e nestes encontros se diverte, coloca a conversa em dia. Eu sinceramente prefiro o esquema infância, em que você vê seus amigos quase todo dia, nem que seja pra fazer as mesmas coisas sempre. Mas num dá, o que se há de fazer.

De qualquer maneira, se você leu isso e se lembrou que eu não converso com você faz mó tempo, não fica aí sentado esperando eu te ligar. Me liga e se convida pra vir aqui em casa, vai ser um prazer.